"Se você pudesse dar um presente às pessoas carentes nesse Natal, qual seria?"

1 comentários


Quando se fala em pessoas carentes, rapidamente nos vêm à mente, pessoas que vivem à margem da Sociedade carentes de tudo. Mas eu já vivi o suficiente para ter percebido que as carências humanas se manifestam de várias formas. Então, se eu pudesse dar um presente para uma pessoa carente, este presente seria...
Para dar um presente realmente de valor para uma pessoa, o ideal seria que a gente pudesse conhecer sua real necessidade.
Se eu pudesse presentear uma pessoa que não tem seus direitos básicos respeitados, eu lhe daria Felicidade. Porque felicidade amigos, engloba tudo. Não é possível ser feliz, sem dignidade e no abandono. Dignidade por sua vez abrange moradia, alimentação decente, trabalho digno, acesso à saúde, educação e lazer.
Quem passa por esse tipo de situação, também tem carência de afeto, amor e atenção, pois muitas vezes se perde da família e fica praticamente sem amigos. Então, num atendimento de emergência inicial, eu levaria alimento e carinho.
Mas existem outras carências terríveis. Venha comigo, vamos visitar uma casa abastada. Em algumas delas você pode observar um grande sofrimento, que provêm muitas vezes, da desunião familiar, da falta de amor. Olhe em volta e perceba a solidão que ali reina, em meio a todo aquele luxo e conforto. Você não se compadece?
Se olhar mais atentamente, talvez perceba que também falta paz de espírito, se alguém conseguiu sua riqueza por meios não lícitos. É amigo, alguns terão ceias deliciosas no final do ano, sem ter ninguém para compartilhar. Além é claro, de um vazio enorme e muita tristeza no coração. E eu pergunto novamente, você não se compadece? Aqui se faria necessário trazer muito carinho, muito afeto e muita compreensão. Então, o presente que eu daria também neste caso, seria Felicidade.
Penso que cada tipo de carência pede um presente específico, como por exemplo:
Para quem está doente, felicidade se chama saúde.
Para quem está solitário, felicidade se chama afeto e amor.
Para quem está desanimado, felicidade se chama esperança.
Para quem está sem trabalho, felicidade se chama oportunidade.
Para quem está com fome, felicidade se chama pão.
Para quem está perdido, felicidade se chama caminho, direção.
Para quem está triste, felicidade se chama alegria.
Para quem não tem nada, felicidade se chama Solidariedade.
Talvez eu seja apenas um sonhador, mas trago comigo a esperança de que a Felicidade, um dia, estará ao alcance de todos nós.
Enquanto isso não acontece, alguns itens do meu presente, eu acredito que tenho condições de dar neste Natal. E você?

Um comentário:

Deixe aqui seu comentario: